A Unilabs explica que o objetivo é "dar mais informação às pessoas e às autoridades de saúde", numa altura em que a variante com origem na Índia está a crescer de forma galopante em Portugal.
Corpo do artigo
A partir da próxima sexta ou segunda-feira vai ser possível saber se se está infetado com a variante Delta da Covid-19. O novo teste PCR que consegue identificar a estirpe vai estar disponível nos laboratórios da Unilabs, revelou à TSF o presidente executivo, Luís Menezes.
O responsável explica que os resultados poderão ser entregues ao doente, mas serão também transmitidos ao Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA). "Quando vemos e detetamos alguma situação, enviamos ao INSA e contactamos as autoridades de saúde. Quando formos fazer a entrega de testes PCR, a pessoa recebe e é informada se tem ou não a variante. Não é só a pessoa, é a pessoa e obviamente as autoridades de saúde", frisou.
13885802
O objetivo, sublinha Luis Menezes, "é dar informação às pessoas e às autoridades de saúde", isto numa altura em que a prevalência desta variante, com origem na Índia, está a aumentar em Portugal, representando já mais de 56% dos novos contágios.
O custo do teste será, segundo a Unilabs, idêntico a qualquer outro teste PCR, ou seja, cerca de 100 euros.