A autarquia realizou testes à comunidade depois de confirmados dois casos em funcionárias da Santa Cada da Misericórdia.
Corpo do artigo
Dois casos de infeção em funcionárias da Santa Casa da Misericórdia de Arruda dos Vinhos levaram o município e o Governo a realizar cerca de 250 testes na instituição e nos bombeiros, que deram negativo, anunciou a autarquia esta sexta-feira.
"Entendemos que, havendo dois casos positivos entre funcionárias do lar, uma ocupação muito grande de utentes e um risco de contágio muito grande, deveríamos atuar rapidamente para conter um eventual foco de infeção", afirmou o presidente deste município do distrito de Lisboa, André Rijo (PS).
Os dois casos positivos surgiram no domingo à noite e, durante esta semana, os 88 funcionários dos lares existentes no concelho foram todos testados, no âmbito da iniciativa que foi lançada pelo Governo a nível nacional.
12110978
Governo e município comparticiparam ainda 154 testes, 135 dos quais em utentes dos dois lares da Santa Casa da Misericórdia de Arruda dos Vinhos que, segundo o autarca, reúnem mais de metade dos idosos institucionalizados do concelho, e 19 nos bombeiros locais.
A autarquia investiu mais de cinco mil euros nos testes, com o intuito de "atuar preventivamente para, havendo algum foco, conseguir estancá-lo logo no início e não o deixar alastrar", explicou o autarca.
André Rijo adiantou que os testes deram todos negativo, uma "boa notícia depois de horas de aflição" vividas no concelho.
As duas funcionárias que antes tinham acusado positivo encontram-se em isolamento profilático em casa.
Arruda dos Vinhos, com cerca de 13 mil habitantes, regista quatro casos de infeção confirmados, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, a que pertence o município.
A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infetou mais de 2,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Em Portugal, morreram 854 pessoas das 22.797 confirmadas como infetadas, e há 1228 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.