As estrelas brilham no restaurante do hotel gaiense de onde se desfruta fantástica panorâmica do Porto. Um menu marcado pela criatividade permite uma relevante experiência gastronómica.
Corpo do artigo
O acastelado casario do velho burgo portuense, trepando pelo morro da Sé ou estendendo-se da Ribeira até à Foz, é uma das mais soberbas imagens da capital do norte.
Do outro lado do Douro, em Vila Nova de Gaia, a panorâmica ganha maior dimensão, alcançando ambas as margens do rio, ligado à história de um dos mais famosos vinhos do mundo.
A esplêndida localização do hotel vínico The Yeatman permite desfrutar, em toda a extensão, daquele quadro único.
TSF\audio\2018\03\noticias\27\tsfmesa27
À mesa do restaurante, de ambiente distinto e requintado, inserido naquela unidade hoteleira, a experiência sensorial, desafiante e saborosa, começa na contemplação do magnífico cenário e continua -- só ao jantar -- com as propostas do criativo menu elaborado pelo chef Ricardo Costa, detentor de duas estrelas Michelin,
O chá de Kombu, uma alga japonesa, estimula o organismo e prepara o metabolismo, com um início sem álcool.
É servido um cannelloni de Wagyu e caranguejo real, com nabo, matcha e yuzu.
Em seguida, a recriação de um frango de churrasco picante, acompanhado com um prato de tomate frio.
A continuidade, bem harmonizada com o espumante Soalheiro rosé, é assegurada pela marisqueira nitro, em que os sabores do mar se revelam numa esfera congelada em nitrogénio. Para acompanhar, pérolas de tremoço, puré de amendoim e uma cerveja preta artesanal, sem álcool, uma receita da «casa».
Cada prato tem uma identidade própria e permite uma viagem. Os chocos, com soro de leite, enguia fumada, queijos de S. Jorge e parmesão ilustram esse percurso.
Cozinhado ao sal, a mais de 200 graus e embrulhado em papel, o lavagante tem a companhia de uma sopa tailandesa, com toque picante proporcionado pelo kimuchi, mistura de pimentos japoneses, galanga e óleo de sésamo.
Para acompanhar na perfeição, o Colares Arenae Malvasia 2014.
Com inspiração francesa, a raia glaciada com manteiga, nokis de aipo, caviar e molho de algas, harmonizada com o bem estruturado duriense Mapa Vinha dos Pais 2015.
Ovo de codorniz, kocotchas de bacalhau, molho de coentro e presunto recriam, de algum modo, a tradicional açorda alentejana.
Nos pratos de carne, brilha o leitão, preparado segundo duas técnicas, incluindo a barriga cozinhada durante quatro horas, para recriar o sabor e textura do tradicional prato da região da Bairrada. Flor de pepino, alho negro e saqué conferem frescura, equilíbrio e dão um toque asiático.
O Redoma 2004 fez harmonia perfeita.
Em seguida, o arroz de pombo à antiga revelou-se divinal: caldoso, tratamento culinário perfeito. Textura de sabores sublime. Para acompanhar, um vinho do Douro: Quinta da Boavista Oratório 2013.
Nos doces, sabores tropicais, refrescantes ananás e coco acompanhados por chá verde; os famosos mirtilos em versão renovada, com esfera e gelado de mascarpone, molho de mirtilos e apontamentos de baunilha e lima kaffir.
Para terminar, o chef, aveirense de gema, recriou, com uma trilogia, a popular tripa, acompanhada com pipocas e caramelo.
Um final sugestivo para uma experiência gastronómica que justifica brinde com um Taylor"se Quinta de Vargellas 2004: à criatividade do chef Ricardo Costa e à edição nº. 800 do TSF À Mesa.
Onde fica:
Localização: Rua do Choupelo, 4400-088 Vila Nova de Gaia
Telef.: 220 133 100