O caso está a ser investigado. O trânsito esteve cortado na emblemática avenida lisboeta, mas já foi, entretanto, reaberto.
Corpo do artigo
A primeira noite do recolher obrigatório em Lisboa foi marcada por um crime na Avenida da Liberdade, que envolveu armas de fogo e duas viaturas. A informação foi confirmada à TSF pelo Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP), que adianta que as autoridades estão a investigar o caso.
Sem registo de feridos, o trânsito esteve condicionado e foi vedado o perímetro do local do crime, onde esteve a Polícia Judiciária (PJ).
Lisboa é um dos 121 concelhos onde há "risco elevado de transmissão da Covid-19", de acordo com o critério geral do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) de "mais de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias", e considerando a proximidade com um outro concelho nessa situação e a exceção para surtos localizados em municípios de baixa densidade.
No âmbito do estado de emergência devido à pandemia, que entrou em vigor esta segunda-feira e se prolonga até 23 de novembro, o Governo aprovou, no sábado, novas medidas para os 121 concelhos de maior risco de contágio, inclusive o recolher obrigatório noturno durante a semana, entre as 23h00 e as 5h00, e nos próximos dois fins de semana, entre as 13h00 e as 5h00.
13014659
Segundo o decreto que regulamenta a aplicação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República, a proibição de circulação na via pública nos 121 concelhos prevê um conjunto de 13 exceções de deslocações autorizadas, em que se incluem desempenho de funções profissionais como profissionais de saúde e agentes de proteção civil, obtenção de cuidados de saúde, ir a estabelecimentos de venda de produtos alimentares e de higiene, assistência de pessoas vulneráveis, exercício da liberdade de imprensa e passeios pedonais de curta duração.
Portugal contabiliza pelo menos 2.959 mortos associados à Covid-19 em 183.420 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
LEIA TUDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19
13018359