Em declarações à TSF, a meteorologista do IPMA, Patrícia Gomes, avisa que os raios ultravioleta "podem provocar queimaduras solares"
Corpo do artigo
Todos os distritos de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores, estão esta segunda-feira em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A meteorologista do IPMA, Patrícia Gomes, afirma, em declarações à TSF, que este fenómeno "pode provocar queimaduras solares".
Deixa ainda conselhos: "Não andar na rua nas horas em que a radiação solar é mais incidente na superfície da Terra, portanto, sensivelmente entre as 10h00 e as 16h00 locais, usar chapéu, usar proteção solar adequada ao tipo de pele, usar óculos de sol e beber bastante água para não haver desidratação no corpo humano."
Portugal continental e o arquipélago dos Açores vão estar pelo menos até quinta-feira em risco muito elevado de exposição à radiação UV.
O arquipélago da Madeira vai estar esta segunda-feira com níveis elevados e na quarta-feira o Funchal está em risco extremo e o Porto Santo em risco muito elevado.
Na quinta-feira, o Funchal mantém-se com níveis extremos e o Porto Santo em risco elevado.
A escala de radiação ultravioleta tem cinco níveis, entre risco extremo e baixo.
Para as regiões em risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol. No que diz respeito a regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.
