"Todos os pais devem ter plano B." Será "uma das maiores greves de sempre" nas escolas
O Governo enfrenta a sexta greve geral da função pública, a uma semana da aprovação do Orçamento do Estado.
Corpo do artigo
Filinto Lima deixa o aviso: todos os pais devem preparar-se, com um plano B, para esta sexta-feira, dia de greve da função pública, dos professores e auxiliares nas escolas. O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas prevê que será uma das maiores paralisações de sempre no país.
"Todos os fatores se combinam para que tenhamos das maiores greves de sempre nas escolas e também nos serviços públicos. Falei com várias direções de escolas, e a minha perceção é de que iremos ter das maiores greves no nosso país."
TSF\audio\2020\01\noticias\30\filinto_lima_1_das_maiores_de_sempre_08h
Ouvido pela TSF, Filinto Lima lembra que nas escolas a greve se destina a pessoal docente e não docente, pelo que entende que a maioria dos estabelecimentos de ensino não abrirá portas. "Diria que a maioria das escolas vai estar fechada", admite.
Com o encerramento previsível, o representante dos Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas recomenda: "Tenho a certeza de que todos os pais já terão um plano B para deixarem os seus filhos noutro lugar."
TSF\audio\2020\01\noticias\30\filinto_lima_2_conselho
"O conselho que quero dar aos alunos e aos pais é que, sobretudo de manhã, nos primeiros minutos do horário, liguem para as escolas e que perguntem se irão abrir. Ou então comparecer mesmo na escola, mas sabendo que deverão ter um plano B."
O Governo enfrenta na sexta-feira a sexta greve geral da função pública, a uma semana da aprovação do Orçamento do Estado.