A Festa dos Tabuleiros é uma das celebrações religiosas mais antigas do país.
Corpo do artigo
Começa este sábado em Tomar mais uma edição da Festa dos Tabuleiros, uma das mais antigas celebrações religiosas do país. Mário Formiga, o mordomo da festa deste ano, explicou que o evento pretende envolver toda a comunidade.
"São muitas pessoas, o concelho está todo envolvido. Isto é uma festa de união, de partilha e estão todos, direta ou indiretamente, envolvidos. Em relação ao cortejo dos rapazes vamos ter 1650 crianças a participar. No cortejo dos adultos estamos a falar de 618 tabuleiros que vão desfilar e de cerca de 1500 pessoas, mas depois temos as ruas todas enfeitadas, principalmente aqui no centro histórico. Isto envolve toda a comunidade tomarense", contou à TSF Mário Formiga.
TSF\audio\2023\07\noticias\01\01_julh_mario_formiga_2_com_envolvida
O responsável acredita que um milhão de pessoas irá passar por Tomar nos próximos dez dias.
"No período de 1 a 10 de julho se calhar passaram aqui por Tomar perto do meio milhão de pessoas na última edição. Só no dia do cortejo principal tivemos a cerca de 600 mil pessoas. Isso somando agora todos os dias estou convencido de que perto de um milhão de pessoas passaram por Tomar de 1 a 10 de julho", recordou o mordomo da festa deste ano.
A Festa dos Tabuleiros, em Tomar, decorre entre este sábado e dez de julho.