A direção do Livre anunciou, em conferência de imprensa, que a ligação entre Joacine Katar Moreira e o partido terminou.
Corpo do artigo
"Hoje não é um dia feliz para o Livre." Foi desta forma que Pedro Mendonça, do Grupo de Contacto do Livre, anunciou a retirada de confiança política a Joacine Katar Moreira. "Não foi uma decisão fácil, precipitada ou pouco discutida", acrescentou.
A decisão da anterior assembleia foi ratificada por 83% dos membros e o Livre fala num "momento difícil, mas necessário".
"Tornou-se impossível. Não era mais possível qualquer órgão acordar de manhã sem saber o que ia ser dito no nosso nome neste dia", apontou o porta-voz do partido, frisando que "as divergências que levaram a este divórcio ou rutura não são pessoais, mas políticas".
O Livre prefere "optar pelos valores" em relação "ao cargo" e entende que o partido "vai pagar por isto", mas mostra-se "com garra" para continuar a lutar pelos ideais do partido.
"Autonomia significa autonomia própria, mas também articulação com todos os órgãos do partido, implica respeito pelos órgãos do partido, por todos os camaradas e tudo isso tem sido quebrado há uns meses", justificou a direção do Livre.
Apesar da decisão, o porta-voz do partido garantiu que o Livre está preparado para ocupar um lugar na Assembleia da República, caso Joacine deixe de ser deputada, mas garante que "nunca pediu, não pede nem pedirá que Joacine renuncie ao mandato que é dela".
Joacine Katar Moreira sem confiança política
A assembleia do Livre decidiu retirar a confiança política a Joacine Katar Moreira, a deputada única que conquistou o primeiro lugar do partido na Assembleia da República.
Os novos órgãos do partido da papoila decidiram pôr fim à ligação entre a deputada e o Livre, após um conjunto de polémicas e falhas de comunicação que levaram a uma rutura entre as duas partes.
No dia da verdade, Joacine não esteve presente na reunião que se realizou na sede, em Lisboa. E até no dia anterior à assembleia, a deputada tinha contrariado o partido, que garantiu que Joacine foi convocada para a assembleia.
No Congresso do Livre, a decisão tinha sido adiada - algo que Joacine considerou um voto de confiança -, mas duas semanas depois, o partido confirmou a saída da deputada, que tinha sido proposta pela anterior assembleia.
Joacine Katar Moreira passa a ser deputada não-inscrita e perde parte dos direitos.
(Notícia em atualização)