Um incêndio com duas frentes continua a atingir o concelho. O presidente da câmara de Torre de Moncorvo declarou Estado de Emergência Municipal, na noite desta terça-feira.
Corpo do artigo
O município de Torre de Moncorvo decretou o Estado de Emergência Municipal e ativou o Plano Municipal de Emergência, devido ao incêndio que, desde a tarde desta terça-feira, lavra no concelho.
"Dadas as proporções que o incêndio assumiu, decidimos em conjunto, com diversas entidades ativar o EMM. O incêndio atravessou várias freguesias do concelho desde a Açoreira, Moncorvo, Felgueiras e Felgar. Há muitos prejuízos a registar obrigou a que fossem tomadas todas medidas", frisou o presidente da câmara, Nuno Gonçalves.
"Esperamos que a noite nos ajude, já que a temperatura baixou e a humidade relativa poderá ser um fator favorável para evitar reacendimentos", adiantou o autarca
Nuno Gonçalves disse ainda que a Mata Nacional do Reboredo, que detém uma das maiores manchas de carvalho branco da Europa, "foi bastante afetada". Até ao momento não existe informação de que haja aldeias em perigo.
Mais de uma centena de reforços chegaram dos distritos de Braga, Lisboa e Setúbal.
O incêndio deflagrou por volta das 14:00, na freguesia de Açoreira, concelho de Torre de Moncorvo.
O fogo está a lavrar em duas frentes, sendo avistado da Estrada Nacional 220, que liga Torre de Moncorvo ao cruzamento de Freixo de Espada à Cinta.