Nas ruas mais centrais de Viana do castelo, algumas com nomes curiosos, uma casa aberta há mais de quatro décadas é conhecida pela cozinha tradicional, em particular, minhota.
Corpo do artigo
A castiça cidade de Viana do Castelo, onde a gastronomia minhota é saborosa imagem de marca, continua a figurar no roteiro do TSF À Mesa.
Nestes dias em que a iniciativa Sai Prá Rua é um convite para um passeio até ao Jardim da Marina, vale a pena aproveitar o ensejo para deambular pelas ruas e travessas do núcleo central da urbe, algumas com nomes curiosos. Há a rua dos Manjovos e a Viela Cega; as ruas da Videira e da Palha e a praça da Erva; as ruas da Gramática e da Bandeira.
Na rua Grande, perpendicular à artéria central da cidade vianense - a avenida dos Combatentes da Grande Guerra - há um restaurante com porta aberta desse 1977.
A poucos metros daquela avenida, O Vasco, com agradável esplanada no verão, apresenta como lema a cozinha tradicional portuguesa.
TSF\audio\2018\06\noticias\20\tsfmesa20
A sala tem capacidade reduzida - 24 lugares - mas o espaço é acolhedor: chão em ladrilho, lambris em azulejo em branco e azul, cores de um painel com motivos marítimos. Fotos a preto e branco recordam outros tempos. Mesas, cobertas por toalhas em pano, e cadeiras igualmente em madeira.
A ementa é um repositório de clássicos minhotos e tem como pontos fortes bacalhau, polvo, cabrito e rojões. Mais tradicional não pode haver.
Para começar, os tradicionais bolinhos de bacalhau são boa sugestão. Em seguida, a escolha alarga-se aos arrozes - de marisco ou de polvo - e aos filetes de pescada.
No Minho, o bacalhau tem arreigada tradição e neste restaurante é proposto assado na brasa e à moda da casa.
O polvo cozido da nossa costa com molho verde é outra das sugestões, ampliadas pelo peixe do dia grelhado.
Nos pratos de carne, destaca-se o cabrito à nossa moda, particularmente bem confecionado.
A essência regional da cozinha está ainda bem expressa nos rojões à moda do Minho e na vitela assada no forno.
Sobremesas tradicionais. Garrafeira de bom nível.
Serviço muito simpático neste restaurante de comida caseira e saborosa, confecionada por mãos competentes. O VASCO, em Viana do Castelo.
Onde fica:
Localização: R. Grande 21, 4900-318 Viana do Castelo
Telef. 968 339 539