De acordo com os dados divulgados pela SIBS, cerca de 40% dos visitantes vieram uma semana antes da abertura e quase 23% ficaram a gozar o fim-de-semana a seguir ao fecho de portas do evento. Apesar da debandada das gigantes tecnológicas da edição deste ano, 81% das operações no recinto foram realizadas por estrangeiros de 111 nacionalidades diferentes e com um volume superior a 85 mil compras durante a Web Summit.
Corpo do artigo
Apesar das ausências das gigantes tecnológicas Google, Amazon, Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp da Web Summit, depois das declarações do cofundador do evento, Paddy Cosgrave, em relação ao conflito em Israel, quase metade dos 70 mil visitantes, pelo menos, os estrangeiros, vieram mais cedo para Lisboa, compraram mais, quase 23% ficaram pela capital portuguesa por mais uns dias e as operações financeiras com cartão subiram 9%, cerca de 2/3 desse crescimento, foram pagamentos com cartões estrangeiros de 111 nacionalidades diferentes.
Os dados divulgados pela SIBS- Sociedade Interbancária de serviços, concluem que a Web Summit gerou um crescimento de cerca de 9% nas operações financeiras com cartão no distrito de Lisboa face a 2022, numa análise realizada entre os dias 11 e 19 deste mês.
Se olharmos apenas para os cartões estrangeiros presentes na região nesse período, o crescimento foi de cerca de 6,4% de acordo com a SIBS, que voltou a ser o Oficial Cashless Event Partner da edição deste ano, do evento realizado entre 16 e 19 de novembro.
Houve mais visitantes e durante mais tempo na capital portuguesa. O tempo de permanência em Lisboa dos estrangeiros que visitaram a Web Summit, 40% estiveram no fim de semana anterior e 22,9% no fim de semana seguinte ao evento.
O SIBS Analytics revela ainda que os setores com maior número de operações foram os Supermercados (29,8%), a Restauração (26,3%) e as Gasolineiras (4,3%).
Durante os quatro dias do evento, no recinto foram realizadas mais de 85 mil compras na Web Summit, com um valor médio por compra de 12€.
81% do total das operações no recinto foram realizadas por cartões estrangeiros de 111 nacionalidades diferentes.
No TOP 5 de nacionalidades o Reino Unido volta a destacar-se como a que obteve um maior valor de transações com 9,2% do total, seguido pela Alemanha com 8%, Brasil com 4,5%, Holanda com 4,4% e Ucrãnia com 4,3%.
Mantêm-se assim os países mais representados em 2022, com exceção dos E.U.A que foram substituídos este ano pela Holanda. O pico das transações deu-se no dia 15 de novembro, quarta-feira, às 13h15m, minuto no qual foram registadas 144 transações.