Trânsito condicionado na serra de Sintra: "Temos de prevenir antes de remediar"
Presidente da Câmara de Sintra entende a frustração dos operadores turísticos, mas assegura que a segurança está acima de tudo.
Corpo do artigo
O trânsito na serra de Sintra estará interditado até domingo à noite devido ao risco de incêndio. A decisão da Câmara de Sintra ocorreu após o alerta laranja da Proteção Civil e levou à manifestação dos operadores turísticos.
A Proteção Civil explica que a serra é particularmente sensível ao risco de incêndio, já que este é agravado pelo elevado número de pessoas que visitam o local diariamente.
O presidente da câmara, Basílio Horta, entende a manifestação dos operadores turísticos, mas garante que tem de se "prevenir antes de remediar".
"Temos um alerta laranja, temos temperaturas altíssimas nas serras, há um risco altíssimo de incêndio e se nós mantivéssemos todo o trânsito normal podíamos ter uma situação em que os carros de bombeiros não chegavam à serra", revelou em declarações à SIC Notícias.
O autarca recorda "o que tem acontecido no país" e um incêndio que ocorreu na serra há três semanas e que "só foi resolvido porque nós pudemos lá ir numa hora".