Este ano, por causa da pandemia e das restrições, a GNR optou por não comparar os acidentes registados com os do ano anterior.
Corpo do artigo
Três mortos e 13 feridos graves é o balanço do primeiro dia da operação Natal da GNR. Desde a meia-noite de dia 23 até à noite da consoada já foram registados mais de 400 acidentes e 107 feridos ligeiros.
"A GNR, até ao momento, registou 448 acidentes no âmbito da operação Natal e Ano Novo, dos quais há a lamentar três mortes e 13 feridos graves. São os dados que tenho para transmitir para já. Não temos mais elementos, no final da operação talvez façamos comparativos, mas como é um ano atípico não é desejável estarmos aqui a fazer um comparativo", explicou à TSF major Esteves, o oficial de serviço.
Os militares da guarda detetaram ainda 71 infrações rodoviárias por excesso de álcool durante a condução, 1080 condutores em excesso de velocidade, 77 infrações por falta de uso do cinto de segurança e 119 por utilização indevida do telemóvel.
Este ano, por causa da pandemia e das restrições, a GNR optou por não comparar os acidentes registados com os do ano anterior. Ficam, no entanto, alguns conselhos para evitar acidentes.
TSF\audio\2020\12\noticias\25\major_esteves_2_cuidados_a_ter
"No caso de viajar, descansar convenientemente antes de efetuar as viagens. Pelo menos de duas em duas horas, se forem viagens prolongadas, ou sempre que sinta necessidade de efetuar a paragem para descansar. Deve também adequar a velocidade às condições climatéricas, ao estado da via e ao volume de tráfico", acrescentou o oficial.
Em contexto de pandemia, a GNR alerta os condutores para que se abstenham de ações, atitudes e comportamentos que poderão potenciar a propagação do novo coronavírus, devendo seguir e garantir o cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde.
Pede também que se cumpram as regras de circulação decorrentes dos normativos aprovados no âmbito do atual estado de emergência e que as pessoas mantenham o distanciamento físico.
13165161
A GNR intensificou o patrulhamento rodoviário entre quarta-feira e 04 de janeiro.