Segundo o jornal i, o Tribunal de Trabalho de Lisboa deu razão aos trabalhadores que pediam a devolução dos cortes salariais de 2011, contudo, é já certo que os CTT vão recorrer.
Corpo do artigo
O Tribunal do Trabalho de Lisboa deu razão a um pedido dos sindicatos dos trabalhadores dos CTT que pediam a devolução dos cortes salariais relativos a 2011.
De acordo com jornal i, este tribunal deu razão ao Sindicato Democrático dos Trabalhadores das Comunicações e dos Media que não aceita que estes cortes e o congelamento das carreiras façam parte das medidas inscritas no Orçamento de Estado, como defende a administração da Empresa.
Para além de ter obrigado à devolução destes cortes com efeito a partir de Janeiro de 2011, o Tribunal de Trabalho de Lisboa obrigou os CTT a pagar juros de mora até integral pagamento.
Este tribunal deu ainda razão a estes trabalhadores que contestam o congelamento da progressão das carreiras, tendo condenado os CTT a fazerem a evolução profissional e na carreira dos trabalhadores no respectivo serviço.
Os CTT foram ainda condenados a pagar as partes pecuniárias dos subsídios de refeição, trabalho suplementar, trabalho nocturno e abono de ajudas de custo e de transportes reduzidas, bem como as custas do processo judicial.
Contactada pelo jornal i, os CTT asseguraram que vão recorrer desta decisão para o Tribunal Constitucional pelo que até lá os cortes salariais vão manter-se.