O aniversário da Rádio que mudou a Rádio vai incluir a gravação de vários programas ao vivo, entre eles um Concerto de Bolso numa estação do Metro do Porto ou um Fórum TSF em direto de Seia. A festa dura toda a próxima semana
Corpo do artigo
A TSF comemora 37 anos na última semana de fevereiro e leva a Rádio para fora dos estúdios.
Ao longo da semana, vários programas são registados no Centro Comercial UBBO, às portas de Lisboa, na estação de Campanhã do Metro do Porto e no Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em Lisboa.
Um dos momentos fundamentais deste aniversário vai ser a realização do "Fórum TSF", o mais antigo e emblemático programa da TSF, em direto da Casa da Cultura de Seia.
O mote para esta celebração é colocar a Rádio literalmente perto dos ouvintes e ir além das áreas urbanas onde a audiência da TSF é mais notada.
Já esta segunda-feira, entre as 11h00 e as 12h00, Rita Costa leva o "TSF Pais e Filhos" até ao átrio do Centro Comercial UBBO. A conversa vai cruzar as influências das redes sociais e das tecnologias na forma como se ensina e como se aprende. O programa será transmitido em vários horários, ao longo do dia de terça-feira.
Na quarta-feira, há dois grandes momentos: a partir das 13h00, na Rádio e em TSF.pt, passa a edição semanal de "A Escuta do Mundo", um programa de Nuno Artur Silva, que foi gravado ao vivo, no Âmbito Cultural do El Corte Inglés em Lisboa. Os convidados são Luisa Sobral, a cantora e compositora que acaba de estrear-se na ficção com um primeiro romance e o autor e compositor Tiago Nacarato, que gravou um disco de grandes temas brasileiros e está a mostrá-lo em vários concertos. Nesta emissão especial, gravada com casa cheia, há música ao vivo e uma conversa sobre livros e sobre músicas.
O outro momento de quarta-feira é a gravação ao vivo do "Mapa Mundo", um programa de análise de geopolítica mundial, em parceria entre a TSF e o Instituto Português de Relações Internacionais, da Universidade Nova. A gravação vai acontecer no átrio do Centro Comercial UBBO, entre as 15h00 e as 17h00, com dois painéis de discussão moderados por Ricardo Alexandre e com a participação de vários especialistas e investigadores. O programa vai ser transmitido no dia em duas partes e na quinta-feira, depois das 13h00 e das 19h00.
No último dia de fevereiro, a TSF transmite em direto de Seia, no sopé da Serra da Estrela, um "Fórum TSF" especial que olha para a vida no interior e na serra, as dificuldades e as vantagens. Manuel Acácio convida vários protagonistas da região e os ouvintes para um debate em direto entre as 10h00 e as 12h00, na Casa da Cultura de Seia, o palco habitual das assembleias municipais da autarquia serrana.
Em simultâneo, na escadaria do Metro de Campanhã, no Porto, Miguel Fernandes desafia os Best Youth para um "Concerto de Bolso" fora do normal. A gravação vai acontecer no final da hora de ponta da manhã, numa das estações mais movimentadas da cidade. O programa passa na Rádio depois das 14h00, como é habitual.
Ainda neste aniversário da TSF, o programa “A Playlist de...” vai estar entregue às escolhas musicais dos animadores da Rádio. Ao longo da semana, vão ser mostradas 37 músicas, uma por cada ano de vida da TSF. Sempre entre as 14h00 e as 15h00, e entre as 23h00 e as 0h00.
A TSF nasceu no dia 29 de fevereiro de 1988, ainda como Rádio pirata, numa altura em que se preparava um processo de legalização de Rádios locais em Portugal. Esta "Rádio bissexta", como lhe chamou o fundador Emídio Rangel, na declaração que abriu a emissão da Rádio, pouco antes das 07h00. A Rádio que mudou a Rádio trouxe diretos, informação de meia em meia hora e muita opinião. Começou por ser uma Rádio local de Lisboa, mas foi crescendo para chegar hoje a todo o país, no continente e nas ilhas e a todo o mundo, através da internet.
A TSF está de parabéns, pelos 37 anos de vida, mas a festa é feita a pensar nos ouvintes. Obrigado por estarem connosco.
