
Facebook Tubarão
É restaurante com nome de peixe. Espaço despretensioso e popular, localizado a dois passos da lota e do porto de Leixões, onde o cheiro a maresia invade por vezes a esplanada.
Corpo do artigo
Na orla marítima nortenha, Matosinhos tem uma relação muito próxima com o Atlântico, de onde provém boa e farta matéria-prima para a restauração local.
A cidade tornou-se um destino gastronómico por excelência para saborear bom peixe e marisco. A zona vizinha da lota e do porto de Leixões transformou-se numa autêntica meca da restauração, tal a profusão de restaurantes com grelhador à porta, em fumegante convivência com as esplanadas.
É um retrato da Heróis de França, rua alvo de requalificação, paralela à avenida Serpa Pinto. No extremo norte destas artérias, a curta ligação entre ambas faz-se por ruas onde estão situados alguns armazéns de pescado e restaurantes de média e pequena dimensão.
TSF\audio\2018\07\noticias\04\tsfmesa4
Sensivelmente a meio da rua do Sul, o Tubarão não passa despercebido. O popular restaurante foi alvo de notórias melhorias, que o tornaram mais cómodo e aumentaram a lotação da casa.
Através da esplanada junto à entrada principal - tem outro acesso pelas traseiras - acede-se ao espaço interior: à esquerda, a cozinha, algo exígua na antecâmara da sala principal. Paredes em pera. Motivos relacionados com o mar são a base da decoração. Uma das paredes, junto à escada de acesso à sala do piso superior, está forrada com tampas de caixas de vinho em madeira. Amesendação básica.
Para começar, a lista contém propostas que vão do pratinho com presunto ao camarão ao natural ou ao chouriço assado.
A sopa do mar é alternativa e o capítulo marisqueiro apresenta, além de camarão, gambas à La Guilho, sapateira recheada e ameijoas à Bulhão Pato.
Em época de sardinhas, a grelha não conhece folgas e dela saem exemplares bem assados que passam, num ápice, para travessas e travessas.
Há saber no manejo da grelha, o que justifica a demanda do pitéu, acompanhado com batata cozida de muito boa qualidade, bem regada com azeite. Pimentos e uma salada de rúcula, alface e tomate com queijo Feta e amendoins são complemento ideal.
Outros peixes e moluscos - carapau, salmão, rodovalho, linguado, polvo, lulas, peixe-espada, dourada e robalo - marcam presença na ementa, naturalmente parca em propostas cárnicas, limitadas a costeletão de novilho; tiras de entrecosto; espetadas; bife do vazio.
Nas sobremesas, referência para o pão de rala; tarde de lima ou de maracujá; mousse de bolacha e queijo com doce de abóbora.
Garrafeira muito limitada; vinho verde da casa bastante razoável, oriundo de Ponte da Barca.
Serviço eficiente e simpático neste restaurante despretensioso.
Localização: Matosinhos
Telef.: 224 031 477 ; 911 060 939