Especialistas internacionais em turismo criativo estiveram em Portugal para participar na conferência "The State of the Art in Creative Tourism", que decorreu em Curia de 1 a 2 de junho.
Corpo do artigo
O turismo criativo "procura aprofundar o contacto dos turistas com a cultura local, através da participação direta em atividades culturais e criativas", disse Ana Rita cruz, investigadora do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território do ISCTE, uma das entidades que participou na conferência.
TSF\audio\2017\06\noticias\08\31_maio_2017_sara_de_melo_rocha_turismo_criativo
O turismo criativo pode ser aplicado em diversas áreas como a gastronomia, a moda ou o artesanato, mas Ana Rita Cruz explica que "a questão fundamental aqui nem é tanto a temática das atividades, mas a forma como elas se vão desenvolver".
A investigadora do ISCTE diz que o turismo criativo promove "a participação ativa do turista", possibilitando ao visitante a oportunidade de se envolver com a comunidade local e ter mais conhecimento sobre a cultura do sítio que visita.
A conferência "The State of the Art in Creative Tourism", que decorreu em Curia de 1 a 2 de junho, juntou especialistas em turismo criativo de todo o mundo, como Greg Richards, Caroline Couret e Larissa Almeida.