As queixas chegam sobretudo de turistas britânicos, com relatos de caos nas filas de espera e de muitos passageiros a perderem os voos de ligação.
Corpo do artigo
A espera pode ir até quatro horas e está a afetar vários aeroportos na Europa. Lisboa é um deles, mas outros destinos de férias como Paris, Barcelona, Palma de Maiorca, Amesterdão, Milão e Bruxelas também estão entre os piores aeroportos em termos de tempo de espera no controlo de segurança.
TSF\audio\2017\08\noticias\02\sara_de_melo_rocha_aeroportos
A denúncia é feita pela associação Airlines For Europe e citada pela BBC, que explica que os tempos de espera nas filas para controlo de passaporte estão relacionados com as novas regras de segurança impostas pela Comissão Europeia.
As medidas surgem como resposta a ataques terroristas nas cidades de Paris e Bruxelas e foram aprovadas pelos Estados-membros.
As novas regras incluem verificar numa base de dados todos os passaportes de passageiros fora da zona Schengen para detetar alguma ameaça, um controlo que era muitas vezes ignorado no caso de turistas britânicos e irlandeses. As novas regras significam mais dois minutos por cada passageiro.
A Comissão Europeia já veio dizer que este é preço da segurança e garante que cada Estado-membro teve tempo parar preparar as mudanças.
A associação Airlines For Europe pede aos países mais afetados que destinem mais mais funcionários para o serviço controlo de fronteiras para prevenir mais perturbações.