Turistas que visitam Lisboa fazem aulas de cozinha para aprenderem a cozinhar pratos típicos portugueses.
Corpo do artigo
Nem só de visitas à Torres de Belém e idas à praia se faz uma viagem a Portugal. Os turistas que visitam o país procuram também formas de levar para casa um gostinho português através de cursos de cozinha rápidos de comida portuguesa.
O dia começa cedo. Os turistas encontram-se às 09h30 na escola Cooking Lisbon com a chef Ana Maria Silva e, depois de uma ida ao mercado de Arroios para a compra de alguns ingredientes, põem a mão na massa.
TSF\audio\2017\07\noticias\11\sara_de_melo_rocha_e_pedro_ribeiro_aulas_turistas
Os turistas aprenderam a fazer arroz de tamboril, carne de porco à portuguesa com migas de Trás-os-Montes e farófias mas Ana Maria Silva explica que o menu vai variando consoante os ingredientes da época e as restrições alimentares do grupo.
Os pratos com mais sucesso, diz Ana Maria Silva, são as receitas de peixe e "nas aulas de pastelaria, as pessoas gostam muito de aprender a fazer o pastel de nata".
Ana Maria Silva refere que as aulas permitem "um contacto muito direto" com os turistas e a possibilidade de trabalhar com uma "variedade de nacionalidades que é muito bom, consegues aprender muitas coisas culturais".
Hannah Wintersohl e Simon Tiffert decidiram inscrever-se nas aulas da Cooking Lisbon já depois de estarem em Portugal e provarem a gastronomia local. "A vossa comida é bastante simples, sem muitos molhos mas muito boa", disse Hannah Wintersohl, uma turista alemã de visita a Portugal.
"A minha parte preferida foi a possibilidade aprender mais sobre os diferentes peixes", disse Simon Tiffert, um turista alemão que também participou no curso.
"A experiência culinária foi espetacular. Fizemos algumas coisas básicas como arroz e vegetais mas é completamente diferente do que estou habituada a fazer. Aprendi muitos truques e vou levá-los comigo para casa", detalhou a turista alemã.