Deputada Ivanna Klympush-Tsintsadze assinala que esta seria uma deslocação "histórica", dado que nunca aconteceu.
Corpo do artigo
Os deputados ucranianos convidaram uma delegação portuguesa para ir a Kiev, no que seria "uma visita histórica". A presidente da comissão parlamentar para a adesão da Ucrânia à União Europeia, Ivanna Klympush-Tsintsadze, está a ser ouvida na Assembleia da República, numa comissão conjunta dos Negócios Estrangeiros com os Assuntos Europeus.
A deputada ucraniana diz que a visita vai contribuir para que os portugueses "vejam com os próprios olhos" os crimes de guerra cometidos na Ucrânia.
TSF\audio\2022\05\noticias\03\francisco_nascimento_ucrania_
"As pessoas conseguem ver, com os seus próprios olhos, as cidades destruídas e não se pode ficar indiferente. Gostávamos de convidar uma delegação do vosso parlamento a visitar Kiev. Seria uma visita histórica, que nunca aconteceu em 30 anos", atira.
A deputada acrescenta que a visita iria contribuir para "o estreitar das relações entre os dois países".
Quanto à adesão da Ucrânia à União Europeia, o deputada e presidente da comissão de Negócios Estrangeiros, Olexsander Merezkho defende que, além dos critérios europeus, trata-se de uma "questão política".
14817852
"Isto é uma questão política. Não vale a pena falar dos critérios que são duradouros, não podem ser totalmente objetivos. Por isso, pedimos todo o apoio", disse.
Já um outro deputado ucraniano acrescentou que o mundo está a assistir a um genocídio, e pediu mais apoio nas sanções à Ucrânia: "A Europa não tem o direito moral de ficar calada, e não ajudar a Ucrânia."
Do lado português, houve unanimidade no apoio à Ucrânia, com a direita a pedir ao Governo que não deixe dúvidas quanto à adesão da Ucrânia à União Europeia. A sessão, na Sala do Senado, ficou marcada, mais uma vez, pela ausência dos deputados do PCP.
14818425
ACOMPANHE AQUI TUDO SOBRE A GUERRA NA UCRÂNIA
Notícia atualizada às 18h25