Jovem com fibrose quística aproveita para angariar apoios para petição pela implementação da terapia fágica em Portugal.
Corpo do artigo
O festival de Vilar de Mouros chega este sábado ao fim com lotação esgotada. A organização anunciou já na sexta-feira ao fim da noite que os bilhetes esgotaram. No recinto estarão este sábado cerca de vinte e cinco mil pessoas e ao final da tarde havia longas filas de trânsito nas estradas de acesso à aldeia e depois também na aldeia. Esta noite atuam Peaches, Guano Apes, James e Ornatos Violeta.
A aproveitar o festival desde o início e a angariar apoios para a sua causa está Eda Alves, de 19 anos, doente com fibrose quística. Procura recolher o máximo de assinaturas numa petição para trazer para Portugal, a terapia fágica, que lhe devolveu "qualidade de vida".
TSF\audio\2023\08\noticias\26\07_ana_fernandes_vilar_de_mouros_eda
"Fiz um ciclo desta terapia através de investigadores belgas e portugueses. Cá em Portugal ela ainda não está aprovada e por isso esta petição", justifica a jovem, que tem posto de recolha de assinaturas instalado há quatro dias na zona do largo do Casal (palco original do festival), com o lema "Podes salvar uma vida". E atraiu a atenção de Maria Roque de Famalicão.
"Achei muito apelativo e quando vemos isto não conseguimos ficar de braços cruzados", disse, após assinar a petição que começou no primeiro dia (quarta-feira) com mais de um milhar de assinaturas e "em meia hora, passou para cerca de três mil". Eda quer chegar, pelo menos, às 7500.
"Antes da terapia estava sempre com antibióticos e chegou a um ponto que nenhum era eficaz para a minha bacteria em específico. Depois da terapia estive meses sem precisar de antibiótico, o que é uma coisa impensável. E depois quando precisei, voltaram a ser eficazes", conta, referindo que "os internamentos hospitalares frequentes, que levavam a um isolamento social, passaram a acontecer com menos regularidade".
Também por isso, Eda Alves pode sentir-se à vontade para montar guarda em Vilar de Mouros, recolher assinaturas e divertir-se à noite no festival.
Neste sábado de enchente, a organização dará uma conferência de imprensa (depois das 22 horas, antes da atuação de James e Ornatos Violeta), para fazer o balanço e anunciar já datas e pormenores da edição de 2024.