No Parlamento realiza-se hoje o último plenário de deputados, antes da dissolução da Assembleia da República. O dia promete ser longo, há dezenas de projectos e resoluções para votar.
Corpo do artigo
O guião provisório de votações tem 15 páginas e começa com aquilo a que o secretário da mesa da Assembleia, Duarte Pacheco, chama de «cumprir a tradição».
Depois vão ser votados os projectos de resolução, mais de uma dezena, para todos os gostos, e vindo de todas as bancadas.
«Desde o Bloco de Esquerda que quer que o Governo promova a recepção das emissões da RTP na Galiza, ou ainda do próprio Partido Socialista que vai instituir o Dia da Produção Nacional», destacou.
Quanto aos projectos de lei, Duarte Pacheco revela que a maioria diz respeito à mudança do perímetro de freguesias e à elevação de vilas a cidades.
Alguns projectos de lei vão obrigar a três votações, generalidade, especialidade e final global, Duarte Pacheco, que antecipa uma longa tarde de trabalho, reconhece que se concentrou o que sem a dissolução da Assembleia levaria semanas a ser votado.
«Houve um apressar de algumas conclusões porque todos os partidos entendiam que era uma pena, depois de tanto esforço e investimento, morrer na praia», explicou Duarte Pacheco.