Um ferido e pelo menos seis pessoas desalojadas em incêndio num restaurante da Baixa de Coimbra
Uma pessoa entrou em paragem respiratória devido à inalação de fumos, uma situação que foi "revertida no local"
Corpo do artigo
O incêndio que deflagrou este domingo num restaurante da Baixa de Coimbra fez pelo menos seis desalojados e um ferido.
O alerta para o fogo, num edifício da rua da Sota, foi dado pouco antes das 08h30. Uma pessoa teve de ser assistida por "inalação de fumos" e 35 tiveram de ser retiradas de edifícios contíguos.
O presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, explica à TSF que esta é "uma zona muito sensível" da cidade. Lamenta ainda que o restaurante tenha sido "totalmente consumido pelas chamas".
"Foram retirados dos edifícios contíguos 35 residentes. Quatro terão de ser realojados", aponta, acrescentando que o único ferido do incidente se encontrava em paragem respiratória, "que foi revertida no local", tendo sido encaminhado para o hospital.
"O incêndio está controlado, mas como os próprios edifícios são verdadeiros labirintos no seu interior, todos os meios continuam no local porque ainda há fumo e pode haver transmissão oculta da chama", nota.
José Manuel Silva reforça que a zona histórica é "muito sensível" e que este era um restaurante "muito frequentado", sendo uma das "zonas de referência" na cidade.O autarca espera por isso que os proprietários o possam reconstruir "o mais cedo possível".
O restaurante atingido pelas chamas situa-se numa zona do centro histórico da cidade, de traçado medieval, onde predominam imóveis com vários séculos, muitos deles desabitados e degradados.
A Igreja de São Bartolomeu, o Hotel Astória e a filial do Banco de Portugal são alguns dos edifícios próximos com reconhecido valor histórico e arquitetónico.
Notícia atualizada às 16h21