Os vinhos do Porto Vintage 2016 das marcas Sandeman e Ferreira atingiram quase a pontuação máxima atribuída pela revista Wine Enthusiast. A publicação de referência distinguiu os dois vinhos com 99 pontos.
Corpo do artigo
Para a publicação norte-americana Wine Enthusiast, ambos os vinhos, oriundos da região do Douro, e pertencentes ao grupo Sogrape, são dos melhores a nível mundial. A vindima de 2016 fez antever uma declaração Vintage, que acabaria por ser confirmada em março deste ano.
TSF\audio\2018\10\noticias\16\tarde_luis_soutomayor_vinhos
"2016 foi um ano climatericamente atípico, mas no final as uvas tiveram uma maturação final longa e equilibrada, que resultou em vinhos com níveis de complexidade, cor e estrutura absolutamente únicos", explica o enólogo sobre as duas referências agora destacadas pela Wine Enthusiast.
Com 99 pontos, o Ferreira Vintage 2016 conquista, segundo a Sogrape, "o estatuto de clássico desejado por enófilos de todo o mundo, e um lugar de destaque na garrafeira onde ainda hoje vivem garrafas de 1815".
Já para Sandeman, o grupo refere que "este novo reconhecimento do seu Vintage 2016 vem perpetuar um lugar de destaque na história, honrando dois séculos de herança, experiência e sabedoria. Estes 99 pontos e o 15º lugar no ranking "Cellar Selection" - uma seleção de 100 vinhos dedicada a colecionadores e apreciadores de vinho de guarda, de entre os mais de 1000 provados pela Wine Enthusiast ao longo do ano, vêm reforçar a qualidade ddeste vinho".
"Sabíamos que estávamos perante dois grandes Vintage clássicos, mas os 99 pontos da Wine Enthusiast constituem para Ferreira e Sandeman o reconhecimento de uma qualidade dificilmente igualável, e que projeta o Vinho do Porto da Sogrape para um patamar superior", assume Luís Sottomayor, enólogo.