Buscas envolvem um helicóptero e vão decorrer enquanto houver luz e condições de segurança no local.
Corpo do artigo
Um jovem está desaparecido e dois tiveram de ser assistidos esta tarde, na praia de São Pedro de Maceda, em Ovar, onde decorrem operações de busca enquanto existirem condições de luminosidade.
O alerta para a situação foi dado pelas 16h00 e, em declarações aos jornalistas no local pouco depois das 19h30, o responsável pela capitania do porto de Aveiro, Vítor Conceição Dias, deu conta de que o acidente envolve "três amigos brasileiros", sendo que dois destes "foram a banhos e só um conseguiu sair pelo próprio pé".
Nas buscas pelo banhista desaparecidos estão um helicóptero, 19 meios e 43 operacionais, e as buscas "prolongam-se enquanto houver visibilidade e condições de segurança". Devido à relativa intensidade da rebentação, e porque a maré "está a vazar", estão a ser usadas motas de água.
O jovem que conseguiu sair da água pelo próprio pé teve de ser levado ao hospital devido ao "cansaço" acumulado no "esforço que fez para nadar até à costa" e porque, ao perder de vista o amigo com quem estava na água, surgiu "num estado alterado e perturbado".
Tanto este como o terceiro elemento do grupo, que tinha ficado na areia, receberam apoio psicológico pelo gabinete de Psicologia da Polícia Marítima e pelo INEM.
Estão envolvidos nas operações os bombeiros voluntários de Espinho, Esmoriz e Ovar, a Polícia Marítima, a estação salva-vidas de Aveiro e elementos da Câmara Municipal de Ovar.
Vítor Conceição Dias sublinhou o alerta que já vem sendo dado pelas autoridades ao longo dos últimos dias: "O tempo é de verão, mas o mar continua a ser de inverno. Infelizmente nesta altura ainda não há vigilância e há pessoas que não conhecem a situação dos agueiros, arriscam e são surpreendidas."