Três dos feridos estão em estado grave. O incidente aconteceu na aldeia de Gondelim.
Corpo do artigo
Pelo menos uma pessoa morreu e cerca de 24 ficaram feridas, três das quais em estado grave, na sequência de uma explosão na aldeia de Gondelim, em Penacova, confirmou à TSF a Guarda Nacional Republicana (GNR) de Coimbra.
A explosão aconteceu junto à capela local por volta das 12h20, durante uma missa, quando eram celebradas as festividades da Nª. Srª da Moita. Vários foguetes terão rebentado, no exterior da igreja. Uma parte da capela ficou destruída.
TSF\audio\2018\04\noticias\04\joao_azadinho_2_danos_materiais_15h
"Estava na missa e, de repente, houve uma grande explosão. As portas entraram pela capela dentro, houve muito fumo e muitos gritos", relatou à TSF Sandra Simões, testemunha da explosão.
A vítima mortal será, de acordo com as testemunhas, um dos fogueteiros responsáveis pelo lançamento dos foguetes. Dos 24 feridos registados, dois estão em estado crítico e três em estado grave. Contabilizam-se ainda cinco crianças nos feridos ligeiros.
Sandra Simões conta que, à saída da igreja, o cenário era de "pessoas a gritar e cheias de sangue". "Foi um choque, foi horrível".
As causas da explosão estão a ser averiguadas pela PJ e pela PSP. No local estão perto de 60 operacionais, suportados por cerca 30 veículos terrestres e três meios aéreos.
[Notícia atualizada às 16h20]