Na castiça povoação algarvia da Fuzeta há um paiol que já foi mercearia e onde os sabores regionais são preservados e cozinhados, regra geral, em forma de petiscos com apresentação moderna e apelativa.
Corpo do artigo
Terra de pescadores, situada na foz de um ribeiro, na fozeta, vocábulo que acabou por gerar a designação atual, Fuzeta tem uma relação forte com o mar.
Dali, onde «o sol acorda e adormece envolto em tons de fogo», partiu Gaspar Corte-Real, em 1572, para alcançar a Terra Nova, descobrindo a rota da pesca do bacalhau.
O mar e a ria, tão formosa, quanto apetecível para um mergulho nas águas tépidas e cristalinas que beijam areais esbranquiçados, traçaram a história desta freguesia do concelho de Olhão.
A Fuzeta era local privilegiado de vigia e defesa de uma vasta extensão de costa, A torre ou atalaia de Bias, construída num ponto elevado, no século XI e associada à lenda de uma moura muito bondosa, permitia visão privilegiada das ilhas de Armona e da Fuzeta,
Ambas são locais privilegiados de veraneio, praias de eleição cada vez mais frequentadas por turistas, nacionais e estrangeiros, que procuram, à mês, saborear o melhor que o Algarve tem para oferecer.
Na zona mais antiga da localidade, concretamente na rua Gonçalo Velho, uma mercearia deu lugar a um restaurante, de pequena dimensão, mas particularmente acolhedor e onde reinam petiscos regionais, a par de outras sugestões.
É o Paiol - Histórias e Sabores, onde está bem presente o espírito da velha mercearia que em tempos deu vida a uma casa de traça genuinamente algarvia: as prateleiras preenchidas com garrafas de vinho, os armários em madeira; o balcão ao comprimento da sala; o chão em mosaico.
TSF\audio\2018\11\noticias\14\tsfmesa14
Mesas (poucas) com tampo em vidro, cobertas pelos chamados individuais. Espaço familiar, confortável, muito agradável para deixar o tempo correr e ir petiscando camarão frito ou cogumelos recheados.
O polvo é outra base esplendorosa de alguns pitéus, bem algarvios, onde se inclui a tradicional muxama de atum, uma espécie de presunto do mar, que os fenícios e romanos já preparavam há dois mil anos.
Ainda com sabor marinho, as apreciadas lascas de bacalhau, que podem estar incluídas nas propostas da lista.
Outra sugestão, curgete recheada com queijo de cabra, pode colocar algum embaraço na escolha.
Nas sobremesas, a tarte de alfarroba é uma verdadeira tentação para adoçar o palato.
Garrafeira razoável. Serviço marcado pela simpatia neste espaço que abre só ao jantar, de 2.ª a 6.ª feira, sendo aconselhável fazer reserva.
Paiol - História & Sabores, na Fuzeta.
Onde fica:
Localização: R. Gonçalo Velho 23, 8700-029 Fuseta (Olhão)
Telef.: 289 791 239