A comunidade pediu, a obra foi feita e, agora, é o Governo que tem de dizer se cria ou não o primeiro parque natural marinho nos últimos 30 anos em Portugal.
Corpo do artigo
Na costa algarvia, entre Silves e Albufeira, está uma das maiores maternidades de peixes da Europa.
Os pescadores chamam-lhe Pedra do Valado e foram eles os primeiros a lançar o isco para criar este parque marinho.
A Universidade do Algarve, as autarquias de Silves, Lagoa e Albufeira, e a Fundação Oceano Azul, entraram no processo, que foi concluído este ano, e aguarda decisão política.
TSF\audio\2021\06\noticias\08\x_tiago_pitta_e_cunha_online
Tiago Pitta e Cunha, o presidente executivo da Fundação, explicou, na Tarde TSF, como foi crescendo a ideia e garante que é um processo "chave na mão".
Com isto, quer dizer que todos os pareceres técnicos e jurídicos foram recolhidos, e que espera uma decisão positiva do governo no máximo, daqui a um ano.
O projeto é apresentado como uma área protegida comunitária e visa proteger o território da pesca intensiva e do excesso de embarcações turísticas.
No futuro, será possível utilizar esta metodologia para criar outras zonas protegidas e a Fundação Oceano Azul assume que esse trabalho está em marcha.
A proteção de áreas marinhas é uma das obrigações previstas na Estratégia Nacional para o Mar, atualizada no início de junho, pelo Governo.