Os caracóis já se cozinham de mil e uma maneiras e a prová-lo está o Festival do Caracol, a decorrer este fim-de-semana em Vila Nova de Famalicão.
Corpo do artigo
Caracóis de mil e uma maneiras, é como se chama o Festival que está a decorrer em Vila Nova de Famalicão, organizado por 14 produtores do norte. O Festival desafia à descoberta das novas maneiras de os cozinhar, como por exemplo: caracóis refogados em tomatada picante.
Esta é a receita preferida de Miguel Oliveira, o presidente da cooperativa que junta estes produtores num mercado em crescimento, de produção e consumo. Ele diz que os caracóis já têm também direito a mil e uma receitas.
TSF\audio\2018\04\noticias\08\miguel_oliveira_mil_e_1_manieras_10h
Quem à partida não é apreciador, às vezes acaba por se converter. Mas se não for esse o caso, neste festival dominado pelos caracóis há outras alternativas, como é o caso do tradicional churrasco.
TSF\audio\2018\04\noticias\08\miguel_oliveira_quem_nao_gosta_10h
Miguel Oliveira garante que já não existe uma época única do caracol, a produção já se faz durante todo o ano. No caso desta cooperativa do norte, que junta 14 produtores, a procura excede o que tem para oferecer.
Há cada vez mais produtores mas com uma baixa produtividade e pouca rentabilidade, por falta de conhecimentos e de aposta na formação. Para quem se quiser aventurar neste meio, Miguel Oliveira explica alguns dos pontos essenciais na produção de caracóis em ambiente controlado.
TSF\audio\2018\04\noticias\08\miguel_oliveira_ rentablidade
Miguel Oliveira é um dos organizadores do Festival do Caracol que está a decorrer em Vila Nova de Famalicão, para descobrir as mil e uma maneiras de cozinhar os caracóis.