O número é da Organização Mundial de Saúde e surge como um alerta no Dia Internacional do Idoso. A Associação Portuguesa de Dietistas lamenta que em Portugal, os últimos estudos sobre este tema sejam de 2009. Uma coisa é, no entanto, certa, os riscos de uma má nutrição na terceira idade têm custos para todos. Para os próprios e para o Estado.
Corpo do artigo
A má nutrição acarreta vários riscos. Zélia Santos, presidente da Associação Portuguesa de Dietistas fala em prejuízo duplo, porque esta situação afeta os doentes e Estado. Zélia Santos dá como exemplo os internamentos a que os idosos são sujeitos e que podiam ser evitados.
Os custos da má nutrição na população idosa são difíceis de quantificar porque a informação sobre a esta faixa etária, neste campo, já tem cinco anos. Em 2009 foram realizados 3 estudos em Portugal sobre nutrição e terceira idade, mas desde então, nada mais se fez.
Zélia santos, diz que é urgente actualizar os dados, porque de acordo com a OMS, trinta por cento dos idosos portugueses não se alimenta como deve.
No topo das causas desta situação estão as dificuldades económicas e a falta de informação nutricional.
Por tudo isto, Zélia Santos defende a criação de um plano nacional para atacar o problema