"Uma filosofia pioneira" que "liberta as urgências" do SNS: Marvila inaugura clínica "Nascer e Crescer"
Neste momento, são apenas atendidas crianças até aos dois anos, mas a presidente do conselho de administração da ULS de São José revela, na TSF, a vontade de "ultrapassar essa questão", para que os serviços possam abranger crianças até aos 10 anos
Corpo do artigo
A clínica "Nascer e Crescer", para grávidas e crianças até aos dois anos que não tenham médico de família e que estejam inscritas na Unidade Local de Saúde de São José, é inaugurada esta quinta-feira na freguesia de Marvila, em Lisboa. É estimado que estejam nesta situação cerca de 700 grávidas e duas mil crianças.
É inaugurada esta quinta-feira em Marvila, uma clínica para as grávidas e crianças até aos dois anos que não tenham médico de família e que estejam inscritas na Unidade Local de Saúde de São José, que estima que estejam nesta situação cerca de 700 grávidas e duas mil crianças.
O diretor clínico dos cuidados de saúde primários da ULS de São José, Hugo Gaspar, explica que o projeto nasce de uma necessidade que preocupava os profissionais de saúde.
"As nossas grávidas e as nossas crianças encontravam-se sem vigilância médica, o que era extremamente preocupante. Era um dos motivos de muitas idas às nossas urgências, ao Hospital Dona Estefânia, à Maternidade Alfredo da Costa e assim conseguimos abranger esta população - dois grupos vulneráveis extremamente primordiais na nossa população - e por isso é que sentimos a necessidade de criar esta clínica", aponta, em declarações à TSF.
Hugo Gaspar esclarece ainda que este grupo deve dirigir-se à clínica apenas quando existe uma "referência" por parte dos cuidados de saúde primários.
"Os nossos utentes têm de estar inscritos nas nossas unidades", sublinha, acrescentando que, todos os dias, na área de abrangência da nova clínica, cerca de 200 novos utentes fazem a sua inscrição.
"Por isso é necessário este tipo estruturado de atendimento e é uma nova filosofia que a nossa ULS quer introduzir e seremos pioneiros ao criar uma clínica tão abrangente", defende.
A Unidade Local de Saúde de São José abrange uma parte do concelho de Lisboa e outra do concelho de Loures. Na clínica "Nascer e Crescer" estarão a exercer perto de dez profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros. Dois deles, na área da Medicina Geral e Familiar, estavam já aposentados. Nas áreas de pediatria provavelmente existirão mais.
"Através do último concurso conseguimos que alguns especialistas de Medicina Geral Familiar, que gostam desta área da saúde materna e saúde infantil, participassem. Temos também aposentados que conseguimos captar para esta clínica, por isso, é uma multi pluralidade muito grande e é bom perceber que tanto os enfermeiros que estão aqui connosco e a equipa médica trabalham em conjunto e que se querem dedicar a esta área da saúde materna e saúde infantil", afirma.
A clínica, que começou a receber utentes há cerca de duas semanas, já atendeu 30 grávidas e 50 crianças até aos dois anos.
A presidente do conselho de administração da ULS de São José, Rosa Valente de Matos, ambiciona alargar o universo de crianças para atender também menores até aos cinco anos.
"Neste momento só é possível atender meninos até aos dois anos, mas esperamos que rapidamente possamos ultrapassar essa questão para podermos ver as crianças até uma idade de cinco ou 10 anos", explica, à TSF.
A líder do conselho de administração esclarece que o aumento da abrangência da faixa etária vai depender "muito dos recursos humanos" que a clínica conseguir captar. Ainda assim, Rosa Valente de Matos espera esta realidade possa acontecer o "mais rápido" possível.
Fala ainda num projeto especial, que vai ajudar a libertar as urgências dos casos menos graves.
"Isto vai libertar o serviço de urgência e vai permitir prestar verdadeiros cuidados. Aqui o que nós pretendemos é fazer a prevenção da doença, evitando exatamente que estas crianças e estas grávidas cheguem muitas vezes à urgência, na situação em que a grávida está no último trimestre da gravidez ou a criança com uma situação mais complexa", destaca.
Rosa Valente de Matos insiste por isso que o objetivo é criar uma equipa "que possa responder exatamente às necessidades destes dois grupos, para evitar que as pessoas vão em situações que muitas vezes não devem ir ou em situações já limite aos serviços de urgência".
A nova clínica da ULS de São José é inaugurada esta quinta-feira à tarde, no centro de Saúde de Marvila, em Lisboa.