A Rua Heróis de França, no centro de Matosinhos, o aniversário do Bela Vista Hotel na Praia da Rocha e a Plataforma Fartura estão em destaque, esta semana, no Boa Vida.
Corpo do artigo
Um olhar sobre a Rua Heróis de França e a proximidade conveniente entre a Docapesca e os inúmeros restaurantes que abrem as portas no centro de Matosinhos. O aniversário do centenário Bela Vista Hotel na Praia da Rocha e as histórias de espionagem e a aposta de um projeto brasileiro que se mostra em Portugal. Chamam-se Fartura, pesquisam produtos e cozinha e querem mostrar ao mundo o seu valor. No Mercado da Ribeira em Lisboa nos dias 16 e 17 de novembro.
A rua dos mil restaurantes
A Rua Heróis de França podia chamar-se heróis do mar pela proximidade, pela faina, pela dureza e pela sensação óbvia que conjuga peixe e gastronomia.
São mais de 20 restaurantes ao longo da rua, paralela ao mar de Matosinhos, que começa na Docapesca, quem chega no único sentido do trânsito que flui do Porto de Leixões. Ao longo da via, grandes grelhadores onde autênticos experts pousam o peixe que sai da doca para os pratos. Muitos, quase todos, dizem que para grelhar peixe é preciso "ciência" e ninguém os consegue contrariar. Na Docapesca sente-se o movimento dos barcos, dos pescadores e comerciantes que tratam o espaço por tu e que fazem vida do mar. Num dos armazéns, lê-se: "Por vezes sentimos que aquilo fazemos não é senão uma gota de água no mar, mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota".
As peixeiras na porta que arriscam multas, os donos e empregados de restaurantes e as suas rotinas. As histórias de uma rua que, há cerca de um quarto de século, albergava o mercado do peixe e que impedia, de alguma forma, que os restaurantes se instalassem. Hoje os clientes não faltam e, claro, os estrangeiros que por lá passam atónitos e curiosos com robalos, chernes, tamboris, bacalhau, rodovalhos, peixes-galo, pescadas, carapaus, cavalas, sardinhas, lulas, chocos e, claro, os mariscos, ou como se diz em estrangeiro, comida do mar (seefood).
Espionagem e glamour
O Bela Vista celebra este ano o seu centenário e com razões para festejar sobretudo por continuar em forma, ao longo destes anos. O nome diz tudo sobre a posição em frente à Praia da Rocha em Portimão.
Hoje, o hotel está dividido em três: um palacete principal, com 11 quartos, a Casa Azul, mais pequena, com sete, e um bloco novo inserido no espaço com 20 quartos. A unidade hoteleira faz parte da lista de Relais & Châteaux e tem um restaurante (Vista) com uma estrela Michelin, chefiado pelo cozinheiro João Oliveira.
O local está recheado de histórias, algumas sem muita confirmação, como por exemplo a do empresário que mandou construir a casa, António Júdice Magalhães de Barros, de famílias ilustres do Algarve, que emprestaria a sua lancha às autoridades para patrulharem a costa. O que parece não haver dúvidas é sobre as festas que os anfitriões promoviam onde chegaram a estar personalidades como Sidónio Pais. De casa particular passou a hotel quando foi comprada por um familiar, Henrique Bivar de Vasconcelos, que continuou a promover festas no espaço. No palacete os tetos são pintados à mão, há azulejos de época e as paredes estão forradas a casca de ovo. A decoração mais recente é da responsabilidade de Graça Viterbo. Há um caminho privado para a praia num hotel que incluiu uma generosa piscina e lounge, onde se servem refeições, e onde funciona o único spa em Portugal com a marca L"Occitane.
Pesquisas e portugalidade
O projeto Fartura propõe-se percorrer o Brasil numa pesquisa de cadeias produtivas, das regiões, de produtos, de produtores, cozinheiros e restaurantes num levantamento exaustivo da cultura gastronómica além-mar.
A seguir promovem eventos, publicam livros, fazem filmes, têm um programa de rádio e divulgam a pesquisa na Internet e redes sociais. O seu mentor, Rodrigo Ferraz, explica à TSF os que os move, o que pretendem atingir e as descobertas das origens portuguesas que os levaram ao nosso país.
A Plataforma Fartura "desembarca pela segunda vez em Portugal para celebrar a conexão entre as duas culturas gastronómicas, com o Festival Fartura - Comidas do Brasil e Portugal". O evento será nos dias 16 e 17 de novembro, no Mercado da Ribeira "Time Out" em Lisboa.