A sexta-feira 13 pode ser para alguns um dia de azar, mas para Montalegre é dia de festa, assim o diz à TSF Otelo Rodrigues, responsável pela organização do evento. Mais de 50 pessoas mascaradas de bruxas, bruxos e demónios percorrem as ruas da vila decoradas a rigor
Corpo do artigo
É considerado o maior espetáculo de rua de Portugal. Uma noite fantasmagórica, em que todos saem à rua disfarçados de bruxas e bruxos. A noite que para muitos é de azar, em Montalegre é de sorte e sobretudo de muita animação de rua.
À TSF, Otelo Rodrigues, começa por explicar a origem desta festa: "O espetáculo, como o nome diz, sexta 13, noite das bruxas, tem muito a ver com o misticismo, com a nossa ligação à Galiza, à cultura celta, e que nasceu de um grande impulsionador, do nosso embaixador do Barroso, que é o padre Fontes, e que, também com ligação ao Congresso de Medicina Popular e às mezinhas, criou este evento num dia de azar, que para nós é um dia de sorte, e que tem sido uma grande festa de rua em Montalegre."
O dia começa cedo na vila. Às 13h13, o evento é oficialmente aberto com animação musical nas ruas. Otelo Rodrigues sublinha as principais atividades do dia, com destaque para a tradicional queimada feita pelo padre Fontes e para o espetáculo piromusical no Castelo, que prometem trazer muitas pessoas a Montalegre.
"Estamos a falar de uma vila pequena, com 1500 habitantes, e que se transforma, nesta sexta-feira 13, muito provavelmente em mais de 30 a 40 mil pessoas que visitam Montalegre, por isso mesmo, por esta festa de rua, pelo espetáculo principal que se realiza no castelo, e pela parte final do padre Fontes a fazer a queimada para esconjurar toda a gente dos males", sublinha Otelo Rodrigues.
O responsável pela festa está confiante de que esta será a sexta-feira 13 que mais vai encher as ruas de Montalegre. Os alojamentos já estão lotados e os restaurantes começaram a receber reservas meses antes do evento.
"Estamos a contar que seja provavelmente a maior enchente que vamos ter, pelo feedback que temos tido dos alojamentos, que já estão todos lotados há muitos meses. Os restaurantes estão praticamente todos lotados aqui em Montalegre e à volta de Montalegre. Certamente iremos ter mais uma grande noite", acrescenta.
A sexta-feira 13, considerado o maior espetáculo de rua de Portugal, continua a atrair milhares de pessoas a Montalegre, a capital do misticismo. Começa esta sexta-feira às 13h13 e prolonga-se pela noite toda.
