"Uma imagem Solidária" começa esta quarta-feira a trocar fotos por donativos para apoiar associação de animais
Fotojornalistas e fotógrafos amadores unem-se em prol da Associação dos Amigos dos Animais Abandonados
Corpo do artigo
A iniciativa “Uma Imagem Solidária”, que junta fotojornalistas e fotógrafos portugueses, este ano em prol da associação Gaticão, decorre a partir desta quarta, em Lisboa.
Criada em 2017 pelo fotojornalista da agência Lusa António Cotrim, a iniciativa “Uma Imagem Solidária” junta fotojornalistas e fotógrafos numa ação solidária, que consiste na doação de uma fotografia, que será depois adquirida pelo público, em troca de um donativo mínimo de 20 euros, que reverte para uma associação.
Este ano, a iniciativa conta com 70 fotografias solidárias.
Em declarações à TSF, António Cotrim, garante que toda a receita desta angariação será entregue à Gaticão. Além da foto, as pessoas que fizerem uma doação "levarão a foto e um certificado" referente ao autor da foto escolhida, acrescentou.
A 8.ª edição tem mais uma vez o Alto Patrocínio do Presidente da República, que este ano destaca a ação de solidariedade em favor dos animais, “que dão vida à vida de tantos portugueses”.
“As sociedades também se veem pela forma como tratam aqueles [animais] que no dia-a-dia contribuem para mitigar solidões, tristezas, viuvezes, desgostos e mágoas”, refere Marcelo Rebelo de Sousa num pequeno vídeo de apoio à iniciativa, em que também destaca o papel dos fotógrafos.
A Gaticão - Associação dos Amigos dos Animais Abandonados, sem fins lucrativos, recolhe animais abandonados no concelho de Vagos, em Aveiro. Atualmente acolhe cerca de 200 animais, entre cães e gatos, que procura encaminhar para adoção responsável.
A associação foi criada há mais de 20 anos, em outubro de 2004, por um grupo de voluntários que já se dedicava à proteção e recolha de animais.
Esta edição da iniciativa conta com o apoio da agência Lusa, Fundação Portuguesa das Comunicações, Dell Technologies, Colorfoto, FinePrint, TunetRadio, Guache Condomínios, Logotexto, Visapress, Rodoviária Internacional e Nacional e Seriarte - Sociedade de Serigrafia.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) também participa, tendo cedido algumas fotografias. A marca de produtos para animais Purina vai igualmente patrocinar esta edição.
A concretização desta ação vai decorrer às 18:00, na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, e conta este ano com o ator Isaac Alfaiate como padrinho.
Apesar de estarem previstos três dias para a iniciativa, esta pode terminar já hoje, caso todas as fotografias sejam trocadas por donativos neste primeiro dia.
No ano passado, o donativo reverteu para a Casa do Artista.
Em 2017, António Cotrim convidou alguns fotojornalistas e fotógrafos amadores para uma ação de solidariedade com o objetivo de ajudar as pessoas afetadas pelos incêndios de Pedrógão Grande e, posteriormente, de quebrar a associação que se faz dos fotojornalistas à invasão de privacidade em momentos de tragédias: "Aquelas pessoas que só aparecem em momentos difíceis e que não olhamos a meios para atingir os nossos fins."
