São qualidades que Valente de Oliveira atribui a Isabel Mota, a mulher que esta quarta-feira assume a presidência da Fundação Calouste Gulbenkian.
Corpo do artigo
Conheceu-a numa delegação para a negociação de um projeto de desenvolvimento em Portugal, financiado pelo Banco Mundial. Isabel Mota fazia parte do Gabinete de Cooperação Económica Externa, Valente de Oliveira liderava o projeto e afirma que ela foi essencial. Quando em 1986 assumiu o cargo de ministro do Planeamento e da Administração do Território de Cavaco Silva, Valente de Oliveira convidou-a para secretária de Estado. "Foram 8 anos extremamente produtivos", classifica o ex-ministro social-democrata.
TSF\audio\2017\05\noticias\03\valente_oliveira_como_a_conheceu
No comboio, a caminho de Lisboa para assistir à tomada de posse, Valente de Oliveira enumerou à TSF as qualidades que reconhece em Isabel Mota, a primeira mulher a assumir a presidência da Fundação Calouste Gulbenkian.
TSF\audio\2017\05\noticias\03\valente_oliveira_qualidades_de_isabe
"É uma pessoa muito inteligente, gosta de ouvir, está sempre presente e ao conjugar todas estas qualidades faz com que tudo aquilo em que se mete seja bem sucedido", diz Valente de Oliveira que logo acrescenta outras qualidades como a sensibilidade e a confiança.
Valente de Oliveira não tem dúvidas. Isabel Mota é a mulher certa no lugar certo e não vai esquecer nenhuma das vertentes da Fundação Calouste Gulbenkian.
TSF\audio\2017\05\noticias\03\valende_oliveira_a_mulher_certa_no_l
"Vai ser com certeza uma grande presidente, vai ver como ela não só se vai empenhar na organização interna como tudo aquilo que vão ser as vertentes da ação da Fundação no exterior, a ação social, a parte das artes, da música, da preservação da coleção e a parte das receitas", afirma o ex-ministro que assegura que Isabel Mota vai olhar para as receitas com uma atenção muito especial.
" Ela faz as coisas por sentido de dever, não faz as coisas por ambição pessoal", garante ainda Valente de Oliveira.
A cerimónia de posse de Isabel Mota está marcada para as 15h00.