O Museu do Douro, na cidade de Peso da Régua, está a comemorar 20 anos, na divulgação e preservação da região demarcada mais antiga do mundo, que é Património Mundial da Unesco.
Corpo do artigo
O Museu do Douro quer ser uma porta de entrada para uma viagem pela região, pelo rio, barragens, socalcos, pelas quintas e vinhas que são a marca do Douro.
Este foi o primeiro museu de território constituído em Portugal, criado por uma lei aprovada por unanimidade na Assembleia da República em 1997. O edifício-sede abriu portas em 2008.
Para recordar esse dia histórico, a Assembleia da Republica, representada pelo presidente Eduardo Ferro Rodrigues, vai receber o titulo de fundador honorário.
Fernando Pinto, presidente da Fundação do Museu do Douro, sublinha, em declarações à TSF, a missão essencial: levar os visitantes a conhecerem toda esta região e acima de tudo a conhecerem as pessoas, já que o museu pretende preservar todo o património material e imaterial.
TSF\audio\2017\12\noticias\02\fernando_pinto_o_museu_editado
Essa viagem começa desde logo pelo edifício-sede do museu, instalado num dos edifícios mais emblemáticos da história de região demarcada do Douro do século XVIII, a Real Companhia Velha. Um espaço de memoria, reabilitado, e que conjuga a modernidade e a tradição, e que se apresenta como um espaço da identidade da região vinhateira.
TSF\audio\2017\12\noticias\02\fernando_pinto_o_edificio_editado
Sendo este um museu do interior, a Fundação do Museu do Douro demorou algum tempo a equilibrar-se mas, depois de encontrar a velocidade de cruzeiro, vai já no quinto ano de contas sem derrapagens.
TSF\audio\2017\12\noticias\02\fernando_pinto_as_contas
Nas comemorações dos 20 anos da instituição, além da atribuição do título de fundador honorário à Assembleia da República, através de Ferro Rodrigues, o Museu do Douro vai distinguir ainda outras personalidades, como o ministro da Cultura, Augusto Santos Silva (que nomeou a equipa de missão do museu), Pedro Roseta (que desbloqueou as verbas para a compra da sede), e também Isabel Pires de Lima (que criou a fundação).