A Notícias Magazine, que sai aos domingos com o Jornal de Notícias e Diário de Notícias está "mais bonita e mais interessante".
Corpo do artigo
Este domingo chega às bancas uma Notícias Magazine renovada. Ao fim de mais de duas décadas, a revista do Jornal de Notícias assume a maturidade. Em jornalismo, se formos a ver bem as coisas, a idade conta. Traz bagagem e responsabilidade. Catarina Carvalho, diretora da publicação, parte desse precisamente desse princípio: "Uma revista com 23 anos tem um lastro que não se pode ignorar, muito pelo contrário. A NM é um dos projetos editoriais portugueses contemporâneos de maior sucesso - soube reinventar-se ao longo dos tempos, acompanhando as tendências." Mas a solidez também significa saber mudar, e saber mudar com qualidade. "A ideia agora é renová-la graficamente e no design e manter o conteúdo interessante e valioso. Tem de valer a pena ler estas histórias. Os artigos vão ficar mais compridos, as abordagens mais profundas. As entrevistas mais íntimas. As crónicas mais desafiantes."
A nível gráfico, há uma revolução aparente, que na verdade é um retorno às origens assumido. "Temos um logotipo novo que atualiza o modelo original da NM, em que o privilégio é dado á palavra magazine", diz Rui Leitão, diretor de arte. Foi das suas mãos que partiu todo o projeto de renovação do design gráfico. As páginas interiores apostam em linhas retas, mais sóbrias, onde as fotografias ganham espaço. "Queremos equilibrar o texto com as imagens. Dar mais para ler mas ter mais e melhor para ver." O próprio formato da NM muda, perde altura, ganha largura. "Nesse aspeto passa a ser uma revista única, com dimensões que mais ninguém tem. E isso acrescenta-lhe personalidade: é a NM e não podia ser outra coisa."
As temáticas sofrem acertos, mas obedecem a uma fórmula que nunca deixou de funcionar. "As revistas são tradicionalmente divididas em três partes. Primeiro o túnel de entrada, que serve de aquecimento", explica Catarina Carvalho. "Depois vêm os temas grandes, o miolo da revista a que os americanos chamam o poço, onde as pessoas podem mergulhar durante alguns bons momentos de leitura. Por fim um final mais prático, mais ligado à vida do dia a dia, com moda, beleza, receitas. São notícias para usar, news to use."