
A candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade recebeu um parecer positivo de uma comissão internacional de especialistas da UNESCO.
A decisão foi revelada à agência Lusa o responsável do processo, Paulo Lima: «O parecer diz que a candidatura reúne todas as condições», pelo que «temos fundadas esperanças de que o cante alentejano seja inscrito na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade».
Ana Paula Amendoeira,Directora Regional de Cultura do Alentejo disse à TSF que este é um passo de gigante para a desejada consagração: «Agora é praticamente impossível que o comité não inscreva o cante na lista representativa do património cultural imaterial da humanidade. É por isso que estamos muito confiantes».
A candidatura do cante alentejano foi entregue à UNESCO em março do ano passado, depois de, em 2012, o Ministério dos Negócios Estrangeiros ter decidido adiar a sua apresentação, por considerar que o processo não reunia condições para ser aceite.
A decisão vai ser conhecida no final do próximo mês durante a reunião da UNESCO em Paris.