União de Freguesias de Santo Tirso escolhe domingo novo nome em consulta «inédita»

Reuters
Os moradores de uma das maiores uniões de freguesias de Santo Tirso vão escolher no domingo o mais «simbólico» de cinco nomes propostos para a zona onde vivem. A consulta pública é «inédita» afirma o autarca local.
A União de Freguesias de Campo, S. Salvador do Campo e Negrelos nasceu da reorganização administrativa que ditou a extinção / agregação / fusão de freguesias em 2013. Para acabar com esse nome, tão grande, o «boletim de voto» terá cinco designações possíveis para a localidade: Vale Nascente, Vila Nova do Campo, Vila Nova do Vale e ainda União do Vale e Campo e Negrelos.
A ideia da consulta popular partiu do executivo socialista que lidera esta união de freguesias de Santo Tirso, concelho do distrito do Porto, estando a mobilizar «centenas de pessoas». Marco Cunha, o presidente da união de freguesias conta à agência Lusa que houve pessoas que «vieram pedir para votar antecipadamente por domingo não poderem estar cá». No entanto não o puderam fazer já que «o voto por antecipação foi, lamentavelmente, algo que não acautelámos. Espero que a decisão não seja por um só voto, porque aí este dado faria toda a diferença».
Em causa está a escolha de uma designação «mais curta e próxima da identidade da zona» e evitar que «cada um lhe chame o que quer», como explicou o autarca, apontando o exemplo do centro de emprego que, após a reorganização administrativa resumiu o nome a "União de Freguesias de Campo", enquanto outros serviços apelidam o local de "As Freguesias da Zona Nascente".
«Tem estado um carro de som a anunciar a consulta à população e também realizamos três sessões públicas. Procuramos, sobretudo, descompor a ideia de que após esta votação terão de ir a correr mudar documentos ou moradas. Não terão de mudar nada. E não há custos», disse Marco Cunha.
O autarca sente que «as pessoas estão aderir muito» a esta espécie de "referendo" que se realizará das 09:00 às 18:00 com "mesas de voto" colocadas em três locais, exatamente os mesmos onde acorrem os eleitores num dia normal de eleição. Apurados os resultados o processo transita para a Assembleia de Freguesia e para a Assembleia Municipal, culminando com a entrega de uma proposta na Assembleia da República.