Uma imagem que mostra o desespero de duas crianças refugiadas na fronteira da Grécia com a Macedónia foi eleita pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) como a fotografia do ano 2015.
Corpo do artigo
O autor da imagem é o repórter fotográfico da Macedónia Georgi Licovski, da Agência Europeia de Fotografia (EPA).
A fotografia mostra um menino e uma menina de mãos dadas, a chorar entre vários elementos da guarda fronteiriça e uma multidão de pessoas que tenta abrir caminho.
Durante a apresentação em Berlim da fotografia premiada, Daniela Schadt, a mulher do presidente alemão, Joachim Gauck, sublinhou, em relação às crianças da imagem, "os seus rostos, cada poro do seu corpo, refletem o desespero destas duas crianças".
O segundo prémio deste galardão da UNICEF foi atribuido a uma reportagem fotográfica realizada pelo sueco Magnus Wennman, que mostrou crianças exaustas a dormirem em florestas, em estações de comboios, deitadas em colchões velhos, durante o percurso da Síria para a Europa.
O terceiro prémio foi atribuído à repórter fotográfica norte-americana Heidi Levine e ao seu trabalho que mostra uma criança palestiniana de cinco anos com uma cicatriz na barriga.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) estima que cerca de 60 milhões de pessoas no mundo não podem regressar às suas casas devido a situações de violência, um número recorde.