
Médicos
Direitos Reservados
A unidade de transplantes hepáticos de Coimbra fez 70 cirurgias em 2013, 12 das quais a crianças, mas, diz o coordenador da unidade, o objetivo foi alcançado com um «esforço enorme».
A unidade de transplantes hepáticos de Coimbra realizou o maior número de transplantes de sempre num ano, ao fazer 70 cirurgias em 2013.
Em declarações à TSF, o coordenador desta unidade, Emanuel Furtado explicou que este número supera as suas «expectativas realistas, mas correspondem aquilo que teria gostado de fazer e que acabamos por conseguir fazer».
«Em circunstâncias diferentes, poderíamos, em vez de 70, ter já 82 ou 83 feitos aqui em Coimbra e esse é o objetivo que este hospital e esta unidade deve prosseguir, mas que implica mais uma vez algum investimento», explicou.
Emanuel Furtado sublinhou que é necessário melhorar certas condições e mais recursos humanos, até porque «conseguimos atingir este número de 70, mas com um esforço enorme de uma equipa que não está dimensionada para isso».
A equipa coordenada por Emanuel Furtado transplantou 12 crianças em 2013, sendo a única que faz transplantes de fígado pediátricos.
Este tipo de operações a crianças foi retomado há pouco mais de um ano, após uma suspensão que durou vários meses devido à saída de Emanuel Furtado, o único especialista português na área.