Universidade do Porto quer que 70% dos jovens da região ingressem no Ensino Superior
Desde 2005, fizeram parte do projeto Universidade Junior 75 mil jovens
Corpo do artigo
Um projeto da Universidade do Porto quer que a maior parte dos estudantes residentes no Porto - e outros espalhados pelo país - ingressem no Ensino Superior.
Tendo como ponto de partida os 50% de jovens que frequentam cursos universitários ou politécnicos, a Universidade do Porto pretende liderar, a nível nacional, o movimento de atração de jovens para o Ensino Superior em todas as áreas de ensino, com atenção especial para as ciências exatas e as tecnologias.
António Sousa Pereira diz que os números mostram que, em Portugal, os estudantes no Ensino Superior têm vindo a ser empolados, porque frequentam cursos técnicos superiores profissionais, que não conferem grau académico. O reitor da Universidade do Porto considera que é necessário incentivá-los a prosseguir os estudos.
“É evidente que quem faz estes cursos é capaz. Estamos a falar de cursos muito curtos, dados numa determinada competência. O país vai beneficiar muito mais se, progressivamente, fomos tendo mais gente a fazer cursos superiores tradicionais, licenciaturas, mestrados e doutoramentos e não tanto a fazer formações específicas. O nosso objetivo não pode ser ficar pelos técnicos profissionais", afirma.
A meta de atingir os 70% de alunos a ingressar no Ensino Superior até 2027 pode ser alcançada, segundo António Sousa Pereira, através do Projeto “Universidade Junior” que pretende mostrar aos jovens "as vantagens de uma educação a nível superior".
"A nossa expectativa é criar o interesse pelas diversas áreas de conhecimento e que estes venham a sentir vontade de complementar com o Ensino Superior. No fundo, o principal objetivo é aumentar a percentagem de população que segue no ensino superior", acrescenta.
Este ano, o projeto "Universidade Junior" conta com mais de cinco mil inscrições, sendo que quatro mil pertencem à Área Metropolitana do Porto e mil são referentes a todo o país.
Mobilizando 14 faculdades, centros de investigação, mais de 500 monitores e professores e 120 cursos semanais, a "Universidade Júnior" é, todos os anos, uma operação chave para o cumprimento deste objetivo. A edição de 2024 vai envolver mais de seis mil jovens do ensino básico e secundário.
