O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas manifestou-se hoje satisfeito com o preenchimento dos lugares disponibilizados por estas instituições, após conhecido o resultado da segunda fase de acesso ao Ensino Superior.
Corpo do artigo
«A ocupação de 94 por cento das vagas até ao momento é especialmente relevante num contexto de redução de candidatos ao ensino universitário público», afirma o CRUP em comunicado.
Haverá ainda, em outubro, uma terceira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior.
«Apesar disto, a tendência observada até ao momento permite perceber que as universidades públicas vão ocupar a quase totalidade das vagas», refere o CRUP.
Segundo os reitores, os resultados do concurso nacional confirma a adequação (redução) do número de vagas disponibilizadas pelas universidades, «bem como a relevância que a formação superior em contexto universitário continua a ter».
Mais de metade das vagas a concurso na segunda fase ficaram por preencher, com 11.648 lugares deixados vagos em 20.818 disponibilizados, segundo os dados divulgados esta semana pelo Ministério da Educação e Ciência.
Os institutos politécnicos ficaram com mais vagas por preencher, um resultado negativo que já era esperado, segundo o presidente do Conselho Coordenador destas instituições de ensino, Joaquim Mourato, que assumiu tratar-se de um desfasamento entre a oferta e a procura.