O espetáculo de dança inclusiva da Plural-Companhia de Dança, dirigido por Rafael Alvarez, integra 6 intérpretes com e sem deficiência.
Corpo do artigo
A nova criação celebra os 26 anos desta companhia e é coproduzida pela BODYBUILDERS e pela Fundação LIGA em parceria com a Escola Superior de Dança e Carpintarias de São Lázaro.
UN TSUGI quer dizer nuvem de ligações. O dispositivo coreográfico e cenográfico do espetáculo coloca simbolicamente e fisicamente a figura das árvores e da inteligência dos ecossistemas florestais como paradigma para pensarmos o lugar e o papel do corpo.
TSF\audio\2021\06\noticias\03\teresa_dias_mendes_untugui_danca_inclusiva
O "kintsugi" técnica milenar e artesanal do Japão que consiste em reparar e ligar peças quebradas de cerâmica através de uma liga dourada que inspira a origem e título deste projeto, dirigido por Rafael Alvarez.
Os corpos que se convocam através do projeto TSUGI (do japonês: reparar, ligar, unir), são corpos de ligação. Sem camuflar a natureza frágil que nos faz mais humanos, o coreógrafo semeia a diversidade e a pluralidade.
O desafio trazido a palco será o de pensar o presente e o futuro sustentável a partir da poesia de 6 corpos-árvore. Sexta e sábado, a partir das 19h00, nas Carpintarias de São Lázaro, em Lisboa.