Urgência de ginecologia e obstetrícia do hospital de Braga encerra 11 dias em agosto
Para o Sindicato Independente dos Médicos, esta situação "é o lamentável resultado da incapacidade do Governo em tornar a carreira médica atrativa no Serviço Nacional de Saúde".
Corpo do artigo
O Hospital de Braga vai encerrar a urgência de ginecologia e obstetrícia e o bloco de parto "da segunda maior maternidade do norte do país" todos os fins de semana de agosto, num total de 11 dias, devido à "dificuldade em completar as escalas de trabalho necessárias".
Num comunicado enviado às redações, o hospital avança que vai haver condicionamentos no dia 5, 6, 12, 13, 20, 16 e 17 (sábado e domingo) de agosto no serviço de urgência de obstetrícia e blocos de parto das entre as 00h00 e as 23h59.
Ainda, nos dias 4, 11, 25 (sexta-feira) e 19 (sábado) de agosto, os condicionamentos verificam-se a partir das 08h00.
Para o Sindicato Independente dos Médicos (SIM), esta situação "é o lamentável resultado da incapacidade do Governo em tornar a carreira médica atrativa no Serviço Nacional de Saúde, com condições de trabalho e remuneratórias que permitam captar e fixar médicos".
"Encerra assim a Urgência Obstétrica da segunda maior maternidade do norte do país, que apresentou um total de 2891 partos e 12.993 atendimentos na Urgência Obstétrica em 2022", lamenta o SIM.
O organismo sindical alerta ainda que, nos dias em que a urgência está aberta, a equipa médica será composta "apenas por quatro médicos, quando devia ter cinco", já que este é um "Hospital de Apoio Perinatal Diferenciado com mais de 2500 partos anuais".
Por sua vez, o Hospital de Braga assegura que "nos períodos de condicionamento, o bloco de partos estará em funcionamento para as utentes e parturientes que se encontram internadas" nesta unidade.
Como alternativa, é aconselhado que as grávidas se desloquem ao "Hospital Senhora da Oliveira/Guimarães, CHMA/Famalicão e ULSAM/Viana do Castelo", que possuem apoio da especialidade de Ginecologia e Obstetrícia e que contactem a linha SNS 24 - 808 24 24 24.
"O Conselho de Administração do Hospital de Braga está empenhado em prestar cuidados de saúde de excelência, e procura, constantemente, reunir as condições necessárias, com vista a garantir o acesso permanente ao Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia, minimizando o possível impacto às utentes grávidas da região", lê-se no comunicado enviado às redações.