Urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital São Francisco Xavier fechada até às 21h00
Grávidas em trabalho de parto devem contactar o INEM para saber onde se devem dirigir.
Corpo do artigo
A urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital São Francisco Xavier está fechada esta sexta-feira até às 21h00.
Com apenas um especialista e três médicos internos, a equipa que está de serviço, e que pertence ao Hospital de Santa Maria, entendeu que não tinha condições para manter a urgência aberta.
A situação apanhou de surpresa o próprio diretor do serviço. Em declarações à TSF, Fernando Cirurgião compreende a decisão da equipa, mas não esconde algum "incómodo" com a situação.
TSF\audio\2023\12\noticias\01\fernando_cirurgiao_1_compreensivel
"Apenas um especialista e três internos não era de todo aquilo que seria ideal para um hospital com nossa dimensão, portanto, de certa forma, é compreensível que seja assumido que não há capacidade assistencial."
Fernando Cirurgião acredita que muitas grávidas "sejam surpreendidas com encerramento".
Esta situação "traz transtornos à população de grávidas e até as próprias equipas" do São Francisco Xavier, que ficam "incomodados quanto até o próprio prestígio da instituição", lamenta.
"Não vale a pena dirigirem-se ao hospital São Francisco Xavier durante este período, até às 21h00, porque até a própria inscrição na urgência não será possível ser realizada, alerta Fernando Cirurgião.
TSF\audio\2023\12\noticias\01\fernando_cirurgiao_2_o_q_fazer
As grávidas que entrem em trabalho de parto ou suspeitem que estejam prestes a entrar em trabalho de parto devem contactar o INEM e o serviço de urgência pode informá-las para onde se devem dirigir.
Fernando Cirurgião admite ainda que o encerramento possa repetir-se durante o mês de dezembro.
As grávidas que eram seguidas no Hospital Santa Maria foram transferidas para o São Francisco Xavier, em agosto, altura em que o bloco de partos do Santa Maria fechou para obras.
Desde essa altura, os médicos dos dois hospitais dividem-se na escala das urgências de obstetrícia e ginecologia do São Francisco Xavier.