Número de médicos pediatras é insuficiente para cumprir a escala noturna.
Corpo do artigo
A urgência de Pediatria do Hospital Garcia de Orta vai voltar a fechar. Desta vez, o encerramento vai dar-se entre as 21h00 desta segunda-feira, 14 de outubro, e as 8h30 desta terça-feira, 15 de outubro.
Num comunicado enviado às redações, o conselho de administração do hospital dá conta da "insuficiência de médicos pediatras para cumprir a escala noturna" e pede aos utentes que se dirijam ao mesmo serviço do Hospital de Santa Maria ou Dona Estefânia, em Lisboa.
O aviso já tinha sido deixado pelo Bastonário da Ordem dos Médicos esta manhã no Fórum TSF. Miguel Guimarães garantiu que o hospital não tem médicos suficientes para manter o serviço a funcionar em pleno.
11403593
"As escalas que existem para o serviço de urgência continuam bastante incompletas. Existem alguns dias (como, por exemplo, esta noite, amanhã [terça-feira] e na quarta-feira) em que, se não se conseguirem completar as escalas com outros médicos vindos de outros hospitais - nomeadamente, do Hospital de Santa Maria, em Lisboa -, podem ter de voltar a encerrar o serviço de urgência", denunciou o bastonário da Ordem dos Médicos, que recebeu queixas de pediatras do hospital.
A situação acabou por se confirmar.