Urgências de obstetrícia fechadas. Quatro mulheres de Leiria já tiveram os filhos no Porto
O hospital de Leiria acrescenta que todos os encaminhamentos têm decorrido sem problemas
Corpo do artigo
O encerramento da urgência obstétrica de Leiria já obrigou quatro mulheres a terem os filhos no Porto. Em comunicado, a Unidade Local de Saúde da região de Leiria informou que são quatro partos que já estavam programados e que, conforme previsto, as grávidas foram enviadas para o centro materno-infantil no Norte e estão bem.
"Até ao momento já foram realizados quatro partos programados e as parturientes e suas famílias estão satisfeitas, incluindo com as condições de alojamento para o/a acompanhante de cada grávida. A ULSRL compreende o impacto emocional que a questão da distância geográfica pode ter nos futuros pais, mas esta foi a proposta mais adequada para um parto com segurança e dignidade", pode ler-se no comunicado.
O hospital de Leiria acrescenta que todos os encaminhamentos têm decorrido sem problemas, reafirma que esta é a solução mais adequada para um parto com segurança e dignidade e que este caminho foi planeado há mais de um mês, em colaboração com o Ministério da Saúde.
No entanto, o comunicado não esclarece quantas grávidas em situação de urgência foram enviadas para Coimbra. Questionada pela TSF, a assessoria do hospital diz apenas que não dispõe desses dados.
A urgência obstétrica do Hospital de Santo André, em Leiria, está fechada desde o passado dia 2 e assim vai continuar até ao dia 19.
"A ULSRL alerta todas as utentes e grávidas da sua área de influência para ligarem previamente para a Linha SNS Grávida – 808 24 24 24, para serem encaminhadas, antes de se deslocarem para qualquer unidade de saúde. É através desta linha que receberão todo o apoio especializado e encaminhamento para a unidade mais apropriada, acionando, se necessário, o transporte em viatura médica até à unidade hospitalar mais próxima. Em situações de emergência, o contacto deverá ser realizado diretamente para o 112", acrescenta a mesma nota.