
Hospital São José
Direitos Reservados
O Hospital de São José, em Lisboa, registou, nos últimos três dias, um aumento médio de 65 doentes por dia. Este aumento coincide com o encerramento das urgências do Hospital Curry Cabral.
Corpo do artigo
Em comunicado, o conselho de administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central garantiu que, apesar do aumento da procura, os tempos de espera estão dentro das normas estipuladas para os vários níveis da triagem.
Reconhecendo que existe uma maior pressão sobre a urgência do São José, o centro hospitalar disse que o número de doentes atendidos é adequado à capacidade desse serviço de urgência.
Neste sentido, garante a administração hospitalar, «nunca existiram situações de rotura e os doentes, de acordo com a prioridade da sua situação clínica, têm sido tratados em condições de segurança e com manutenção da qualidade dos cuidados prestados».
O serviço de urgência e a urgência psiquiátrica do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, estão encerrados desde a meia-noite de segunda-feira, sendo os utentes atendidos no Hospital de São José.
O Ministério da Saúde esclareceu que este encerramento se insere «no âmbito da reestruturação da rede de urgências da Área Metropolitana de Lisboa e da abertura do Hospital de Loures».
Para dar resposta a este acréscimo de doentes, a urgência do Centro Hospitalar de Lisboa Central (Hospital de S. José) foi reforçada com profissionais do Hospital Curry Cabral.