Espaço com mais de 600 metros quadrados, ambientalmente sustentável e com equipamentos de última geração vai funcionar também como laboratório.
Corpo do artigo
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, inaugurou uma adega que vai permitir melhorar o ensino e a investigação na área da Enologia. Assume que condições para formar especialistas na produção de vinhos vão ficar reforçadas com o novo equipamento.
Trata-se de uma adega que é, ao mesmo tempo, um laboratório com equipamentos de última geração e ambientalmente sustentável, já que inclui uma estação de tratamento de águas residuais, que serão reutilizadas para regar áreas agrícolas no campus.
TSF\audio\2023\11\noticias\16\eduardo_pinto_adega_utad_vila_real
A adega tem uma área de mais de 600 metros quadrados e resulta da ampliação do edifício de Enologia. Os espaços e equipamentos diferenciados vão permitir a estudantes e investigadores o acompanhamento das diversas fases de produção de vinho.
O reitor, Emídio Gomes, salienta que "a formação especializada em viticultura e enologia é uma marca distintiva da UTAD". "Nós somos os melhores em Portugal e queremos estar entre os melhores da Europa e do Mundo neste setor", reforça.
A adega da universidade, em Vila Real, não fica reservada ao campus e também abre as portas ao exterior para que "um conjunto muito alargado de empresas possa utilizar o espaço", que tem "o que há de melhor em termos experimentais na área da viticultura e enologia".
A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, elogiou o investimento da UTAD na adega/laboratório para "poder formar melhor os viticultores e os enólogos" e com isso "continuar a produzir vinhos de excelência".
A adega acolheu, esta quarta-feira, a iniciativa "UTAD Alumni Wine & Cheese Collection", que deu a conhecer quatro vinhos e três queijos, produzidos por antigos estudantes da universidade sediada em Vila Real. A coleção deste ano inclui, pela primeira vez, um vinho e um queijo criados além-fronteiras, o que representa a internacionalização da marca "Alumni UTAD".
Criado por Luís Teixeira na Áustria, o vinho tinto foi harmonizado com o queijo de ovelha de Inês Vilarinho. O vinho branco, da enóloga Patrícia Peixoto, combinou com o queijo de cabra produzido em Espanha por Paulo Martins. Daniel Fraga Fomes criou o espumante degustado com o queijo de vaca concebido por Marta Santos, enquanto o vinho do Porto, do enólogo Carlos Alves, foi acompanhado por um doce regional.